
nossa história
Conheça um pouco da história deste festival estudantil organizado por estudantes e o que levou ele a ser o que é hoje!
O Grupo de Teatro da Vila existe há muitos anos na Escola da Vila, mas nunca teve um festival próprio. Em 2017, surge o Núcleo de Produção Cultural e, dentre outras responsabilidades, se encarrega por produzir os espetáculos do grupo, inscrevê-los em festivais externos e ajudar na produção de apresentações dentro do ambiente escolar.
Mais adiante, durante a pandemia (2021), o Núcleo criou a Mostra Te Vi Lá, um evento de formato online devido às circunstâncias do mundo, mas que contou com a participação de diversos grupos de teatro que também se reinventaram neste período. Conforme a volta aos meios presenciais ocorreram, a Mostra Te Vi Lá se deu novamente, mas desta vez foi presencial e na nova unidade da Escola da Vila. Sendo assim, os anos de 2022 e 2023 tiveram um evento abrigado pelas paredes da escola, algo que o Núcleo estava contente, mas também ia contra o desejo crescente de expandir para além dos muros da nossa instituição. Além do mais, o espaço físico da Vila não possui um teatro, intensificando a vontade de fazer parceria com outros espaços mais interessantes para a realização de um festival.
Portanto, em 2024 o Núcleo realiza uma parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM) para produzir a primeira edição do Festival Te Vi Lá. Assim, diferentemente do formato de “mostra”, o evento agora abarcou um público mais diverso em um espaço mais adequado e contou com a participação de outras escolas e instituições públicas ou privadas. O Festival Te Vi Lá foi um sucesso na sua primeira edição oficial e iniciou uma trajetória importante no teatro estudantil de São Paulo.

Mais detalhes

Mostra Te Vejo Lá 2021
Ainda durante a pandemia, o Núcleo realizou a primeira edição da Mostra Te Vi Lá com o objetivo de promover os espetáculos dos grupos de teatro da escola e, ao mesmo tempo, trazer um pouco da arte do teatro para as pessoas durante aqueles tempos difíceis. Assim, a primeira edição do projeto Te Vi Lá, que ainda não era festival e se chamava Te Vejo Lá, foi online e contou com participações de grupos externos, como uma sessão de curtas da Escola Viva, da Escola da Vila e apresentações do Colégio de la Ciudad (Buenos Aires), do Colégio Gracinha e da Cia. Corpos na Gaveta.
A Mostra Te Vi Lá 2021, apesar de ter sido pequena e ainda em formato online, foi um evento super interessante e marcante para a reinvenção do formato teatral durante a pandemia, contribuindo para a formação com base em diferentes experiências. Deste modo, foi uma experiência rica para o público, produtores e atores.
Mostra Te Vejo Lá 2022
Com a volta para o formato presencial na escola, após a pandemia, reinventamos a então Mostra Te Vejo Lá, em 2022. Entretanto, neste ano focamos em mostrar os trabalhos dos grupos de teatro da Vila. Sendo assim, a edição de 2022 foi menor e localizada na nossa escola, mas ainda com muito espaço para crescer.
A Mostra Te Vejo Lá 2022 contou com espetáculos como “Fahrenheit 451”, do Grupo de Teatro do EM da Vila, e “Enxame”, do Grupo de Teatro do C4 da Vila.


Mostra Te Vejo Lá 2023
Na mesma linha da edição de 2022, em 2023 o evento também ocorreu na escola com participação dos grupos de teatro da Vila, apenas. Assim, tivemos a oportunidade de receber na Mostra os espetáculos “Submarino”, do Grupo de Teatro do EM da Vila, “Por Elise”, do Grupo de Teatro do C4 da Vila, e “Velhas fiandeiras”, do Grupo de Teatro do C3 da Vila.
Foi em 2023 que, com o sucesso da Mostra, começou a nascer o desejo de expandir o projeto para um formato de Festival, ampliando os horizontes dos projetos do Núcleo para além dos muros da escola.
Festival Te Vi Lá 2024
Em 2024, houve a primeira edição do finalmente dito Festival Te Vi Lá, no qual pudemos contar com uma parceria com a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e com a participação de outras escolas e instituições parceiras públicas e privadas. Isso foi muito especial, pois foi a realização de um pequeno sonho do Núcleo e, com o sucesso do festival, decidimos definitivamente mantê-lo em anos seguintes, elaborando outras edições.
O Festival Te Vi Lá 2024 contou com a participação dos Grupos de Teatro do C4 e do EM da Vila com, respectivamente, os espetáculos “Mais Um” e “A incrível e triste história de Cândida Erêndira e sua Avó desalmada”. Além disso, de outros grupos, tivemos “Hamlet: o Salgueiro e a Morte”, do Colégio Gracinha, “O Quintal e Não existe imperialismo no Brasil”, da UMES, e “Sísifo”, do Colégio Santa Cruz.
